sábado, 23 de maio de 2009

FOCO POSITIVO - Empreendedorismo e Ética

Numa das aulas de Empreendedorismo e Ética foi trabalhado com os alunos, a maneira de ver as coisas, nosso ponto de vista.
No dia-a-dia, na escola, na família e na sociedade, em geral, acontece assim: as pessoas têm pontos de vista diferentes diante de um mesmo fato, o que interfere na forma de agir das pessoas.
O interessante nisso tudo é que todos nós podemos escolher que foco dar. Podemos ver as coisas, as pessoas e as situações sob o foco positivo ou o foco negativo...
A partir deste tema e de muita troca de ideias, pedi aos alunos que elaborassem um texto sobre o assunto. Veja alguns...
##########
Nesta vida precisamos aprender todos os dias, porque sábio é aquele que percebe que sempre temos algo a aprender e a ensinar. Por isso a importância de desenvolvermos o ponto de vista positivo. Na escola aprendemos que trocando experiências ficamos mais instruídos, ajudando-nos nas atitudes do dia-a-dia.
Quando nos focamos pelo lado positivo, ficamos mais bem humorados, acreditamos na vida e melhoramos nossa auto estima. É como se os colegas estivessem brigando na porta da escola, e de repente poderíamos analisar... É necessário a violência? Precisamos ser inimigos por pensarmos diferente? Onde está a tolerância e a boa vontade?
Hoje como nunca, se faz necessário o bom senso e atitudes grandiosas para melhorar o mundo.
Texto do aluno Gabriel Alves - 5º ano
##########
Deus quando criou a Terra, formou o homem e deu-lhe vida. Devemos agradecer todos os dias por este dom, pela saúde e inteligência que também nos foi dada.
Através da curiosidade do homem começaram a surgir as doenças e as pragas, mas também, a capacidade de criar e os beneficios da natureza possibilitaram grandes descobertas e muitas curas.
Na escola aprendemos muitas coisas boas e as vezes presenciamos coisas ruins. Ninguém pode ou tem o direito de nos obrigar a ser igual ao outro. Devemos escolher sempre o que nos faz bem e o que faz bem ao próximo.
Quando algo de ruim nos acontece, podemos ter a certeza de que encontraremos uma solução, seja através de um amigo ou da família. Nesta situação difícil temos a oportunidade de crescer e descobrir quem são nossos verdadeiros amigos.
Devemos valorizar e ver o lado positivo das situações, pois são as nossas atitudes e escolhas que determinam nosso sucesso ou fracasso. Vale a pena ser melhor!
Texto da aluna Letícia - 5º ano

5 comentários:

  1. Obrigada por ter colocado o meu texto professora!
    Gabriel, você está de parabéns pelo seu texto!!
    Letícia

    ResponderExcluir
  2. Que legal gostei muito profssora!

    Aline

    ResponderExcluir
  3. aleu professora !!! E parabens pra LETICIA gostei demais do teu texto!!!!!

    GABRIEL

    ResponderExcluir
  4. eu errei ai em cima mas era: valeu professora!!!E PARABENS PRA LETICIA gostei demais do teu texto!!
    GABRIEL

    ResponderExcluir
  5. Ok...Você arrasou com o seu texto também.
    Leticia

    ResponderExcluir